“A cidade de Sinop vai liderar, com todo respeito às outras grandes cidades do nortão. Pela estrutura que tem hoje e por tudo que já foi feito, ela continuará puxando o crescimento dessa região. Em dez anos, deve ultrapassar a marca de 300 mil habitantes. Precisamos olhar para esse futuro e tomar decisões agora”, afirmou, durante a abertura da Norte Show 2025.
O governador resgatou a própria trajetória de visitas ao município no início dos anos 1990 e pontuou o salto de desenvolvimento desde o tempo em que serrarias e áreas alagadas dominavam o cenário até a consolidação de um dos maiores polos agrícolas do país.
“Essa capacidade de transformação e de adaptação é o que nos trouxe até aqui. Hoje, temos uma cidade pujante, que abriga uma feira que deixou de ser apenas uma festa com negócios para se tornar uma das maiores vitrines da atividade econômica de Mato Grosso”, disse.
Para Mendes, o crescimento de Sinop está diretamente ligado à resiliência histórica do agro mato-grossense, que aprendeu a lidar com oscilações de mercado e desafios logísticos.
“Não é a primeira vez que enfrentamos dólar alto ou baixo, preços bons ou ruins, mais ou menos chuva. Mesmo sem estrada, sem infraestrutura adequada, já fomos muito longe. Agora, com investimentos em logística, como a BR-163 duplicada e a chegada da ferrovia, estamos ainda mais preparados para competir no mercado global.”
O governador também celebrou o desempenho da safra 2025, que, segundo ele, será uma das mais produtivas da história do Estado. Diante desse cenário, reforçou o compromisso do governo com a continuidade dos investimentos em infraestrutura, logística e qualidade de vida.
“Precisamos de sabedoria para investir certo, preparando o Estado para os próximos desafios. A nova área da Norte Show, como sugeri ao Moisés [Debastiani], precisa ir além da feira. Tem que ser um espaço de oportunidades, de lazer, de negócios e de futuro para toda a região.”
Ao finalizar, Mendes parabenizou os organizadores e produtores pela consolidação da Norte Show como uma das principais feiras do país e renovou o compromisso do governo estadual com o fortalecimento do agronegócio e o desenvolvimento regional sustentável.