Sema apreende 38 kg de pescado irregular e aplica multa de R$ 8,8 mil a infrator

60 0

A Coordenadoria de Fiscalização de Fauna da Sema-MT, com apoio da Polícia Militar, apreendeu 38 kg de pescado irregular na rodovia MT-370, em Poconé, no dia 31 de março. A fiscalização resultou em uma multa de R$ 8,8 mil. Durante a abordagem a um veículo, foram encontrados 11 pacupevas, 11 pacus, 3 piraputangas, 1 piau, 2 sardinhas e 1 bagre, todos menores que o permitido. O motorista e o material foram encaminhados à Delegacia de Polícia Civil, onde o pescado foi doado a uma instituição filantrópica local.

Além disso, duas redes foram apreendidas no Lago do Manso em parceria com a Delegacia Especializada em Meio Ambiente (Dema). Ações de fiscalização também ocorreram em Barão Melgaço e Santo Antônio do Leverger, mas sem flagrantes de infrações.

Regras da Pesca:
Pescadores profissionais podem pescar e comercializar, exceto 12 espécies restritas. Pescadores amadores podem praticar “pesque e solte” ou capturar até 2 kg ou uma unidade, desde que respeitem as medidas e não capturem espécies proibidas, que incluem cachara, dourado, jaú e tucunaré. O transporte e a comercialização de pescado são proibidos para amadores.

Espécies exóticas podem ser transportadas, mas apenas dentro da bacia onde são liberadas. Caso contrário, acontece uma infração ambiental.

Denúncias
Denuncie a pesca ilegal e crimes ambientais na Ouvidoria Setorial da Sema pelo telefone (65) 98153-0255, pelo e-mail ouvidoria@sema.mt.gov.br, no aplicativo MT Cidadão ou nas regionais da Sema.

Post Relacionado

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: