O deputado estadual Valdir Barranco vai deixar a presidência estadual do Partido dos Trabalhadores neste ano. Após oito anos de gestão, o parlamentar agora tenta emplacar a ex-deputada federal e atual diretora da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Professora Rosa Neide.
“Eu já dei a minha contribuição, fui eleito em 2017, período mais difícil da história do PT, com o golpe contra a Dilma, às vésperas da prisão do presidente Lula. Hoje, a gente vive um momento muito melhor, organizamos o partido, as finanças, a sede. Agora, vamos ter eleição, embora o diretório nacional tenha definido que quem tem mandato pode ainda se candidatar, eu não serei candidato e o meu apoio pessoal e o apoio da CNB [Construindo um Novo Brasil] será para a Rosa Neide”, disse o deputado na quarta-feira (13).
O parlamentar explicou que o Processo de Eleições Diretas (PED) do PT está marcado para acontecer no início de julho deste ano. O objetivo é eleger um novo presidente, haja vista que Gleisi Hoffmann deixou a presidência para ser nomeada na Secretaria de Relações Institucionais de Luiz Inácio Lula da Silva.
A CNB é a corrente majoritária do PT em Mato Grosso e tem Barranco e Rosa Neide como integrantes. O grupo tem cerca de 70% das cadeiras da diretoria estadual, porém, isso não impede que membros de outros grupos, como o que o deputado Lúdio Cabral faz parte, sejam candidatos.
“A disputa é necessária, porque a composição da executiva depois das eleições só é ocupado por quem disputa. Então, tem que disputar. Acredito que deva ter sim outras chapas concorrendo, mas a CNB muito provavelmente terá a professora Rosa Neide”, acrescentou Barranco.