‘Me sinto totalmente imparcial para atuar nas questões do Estado’, frisa desembargador recém-empossado

54 0

“Me sinto totalmente imparcial para atuar nas questões do Estado”, declarou o recém-empossado desembargador do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) Deosdete Cruz Júnior, em sua primeira coletiva de imprensa à frente do cargo na manhã desta sexta-feira (7). O questionamento paira no ar devido à relação de proximidade do ex procurador-geral de Justiça com o governador Mauro Mendes (União).

Dada a relação de parceria ao longo dos dois biênios em que Deosdete atuou a frente do Ministério Público, somado à escolha de Mauro para que ele fosse o mais novo desembargador da corte regional, pressionaram o magistrado a reforçar seu comprometimento com o novo cargo.

“Como procurador-geral durante dois anos e como subprocurador-geral durante quatro anos cuidando, compus, construí, como disse aqui o deputado Max Russi, uma relação institucional muito positiva com todos os poderes, com o Legislativo, com 24 deputados, com o Judiciário, portanto com todos os desembargadores, na minha própria instituição, com mais de 260 membros”.

O desembargador completou explicando que fez o mesmo na relação harmoniosa que manteve com o chefe do Executivo estadual, mas admitiu que caso precise decidir em determinada ação em que tenha se posicionado por meio do cargo de procurador-geral, preferirá não seguir adiante.

“Se eu estiver suspeito para examinar qualquer processo do governador do estado, eu desconheço que exista um, tá? (…) Naturalmente que a gente tem que analisar caso a caso. Se for, eventualmente, uma situação em que eu tenha atuado como procurador-geral, aí surgirá um impedimento, porque já terei externado antes a minha posição. No mais, guardo a convicção que o magistrado tem que ser imparcial, sereno e corajoso para tomar as decisões que precisam ser tomadas”, finalizou.

Deosdete ocupa vaga do Quinto Constitucional destinado ao Ministério Público após a aposentadoria do desembargador Guiomar Teodoro Borges. Ele liderou a lista tríplice em votação do TJMT, ao lado dos promotores Marcelo Caetano Vacchiano e Milton Pereira Merquiades.

Na sequência, o governador, que já havia deixado clara sua preferência, o escolheu para ser o novo desembargador.

Post Relacionado

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: