Cronograma de obras na Bacia da Prainha é debatido entre comerciantes e concessionária de abastecimento

48 0

A Câmara de Dirigentes Lojistas de Cuiabá (CDL Cuiabá) reuniu nesta quinta-feira (6) comerciantes, empreendedores e representantes da concessionária Águas Cuiabá para discutir o cronograma de modernização da Bacia da Prainha. As obras ocorrerão entre março e abril e a intenção é minimizar seu impacto sobre o funcionamento da rede de comércio e serviços.

Para o presidente da CDL Cuiabá, Júnior Macagnam, a iniciativa será um grande avanço para a cidade. “É uma obra que não apenas aprimora o saneamento básico, mas também gera empregos diretos e indiretos. Nós, da CDL Cuiabá, temos o compromisso de articular o diálogo entre os empresários e a concessionária para garantir que essa transformação ocorra da melhor forma possível. Fizemos isso no ano passado no entorno da Praça Popular e deu certo”, ressaltou.

O coordenador de engenharia da Águas Cuiabá, Elson Yudi Yamamoto, enfatizou a importância da comunicação direta com os lojistas. “Apresentamos o cronograma e ajustamos detalhes conforme as necessidades locais. A criação de um grupo de WhatsApp será fundamental para manter todos informados em tempo real sobre o andamento dos trabalhos e possíveis ajustes no planejamento”, explicou.

Para a empresária Fernanda Maluf, que atua no ramo de tecidos há 23 anos, a obra é essencial para solucionar problemas recorrentes. “O lado direito da Prainha enfrenta alagamentos frequentes, o que compromete a circulação de clientes e fornecedores. A proposta de melhoria, com limpeza e readequação da drenagem, traz mais segurança e qualidade no acesso ao comércio”, destacou.

Já o comerciante Evandro Faleiros Barbosa, do setor de autopeças, que trabalha na área há cerca de dez anos, avaliou o encontro como positivo. “Me senti incluído no processo. No meu caso, o impacto será mínimo, pois as intervenções ocorrerão no período noturno, permitindo que eu me organize sem prejuízos para o funcionamento da empresa”, afirmou.

William dos Santos Botelho, empresário do ramo de artigos para eventos, acrescentou que a obra solucionará os frequentes episódios de alagamento. “Essa comunicação entre os envolvidos, promovida pela CDL Cuiabá, é muito importante, pois nos permite acompanhar o andamento dos serviços e nos preparar para minimizar os impactos”, concluiu.

Obra completa

As melhorias beneficiarão cerca de 39 mil moradores e comerciantes de 16 bairros da região central de Cuiabá. O projeto prevê ainda ações significativas ao longo das onze sub-bacias que compõem a Bacia da Prainha. Entre as melhorias estão a implantação de 224 caixas combinadas, readequação de 405 bocas de lobo e reforço em 5,3 km da rede de drenagem existente.

O projeto também inclui a implantação de 10,9 km de rede coletora de esgoto e reforço em 7 km do sistema misto existente, que combina drenagem e esgoto. A Estação Elevatória da Prainha (EEE Prainha) será responsável por bombear os efluentes coletados até a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Dom Aquino, onde passam por tratamento completo antes do retorno ao rio Cuiabá.

Post Relacionado

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: