O vereador por Cuiabá, Daniel Monteiro (Republicanos) foi escolhido como relator da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Fiação Abandonada. O grupo se reuniu pela primeira vez nesta nesta quinta-feira (27) e a escolha de Daniel foi consenso entre os membros. O vereador Eduardo Magalhães (Republicanos), é o presidente e Sargento Joelson (PSB) consta como membro.
Neste primeiro encontro os vereadores concordaram em convocar os representantes da empresa Energisa para prestar esclarecimentos e após esta primeira oitiva, convocar as demais empresas responsáveis pela fiação na capital.
Daniel Monteiro, sugeriu o requerimento de documentos de mapeamento dos postes que estejam em desacordo com a lei 484/2020, que dispõe sobre a retirada de cabos e fios inutilizados em postes localizados nas vias públicas de Cuiabá. De acordo com o parlamentar, é importante que a Energisa tenha consciência do motivo da convocação e compareça para a oitiva portando tal documentação, assim, otimizando o tempo e o trabalho da Comissão.
O vereador Sargento Joelson, por sua vez, fez a sugestão de que além da convocação inicial da Energisa, que a empresa também esteja presente em todas as reuniões realizadas pela CPI.
A comissão tem como objetivo investigar de quem é a responsabilidade pela regularização da fiação instalada pelas companhias de energia, telefonia, TV a cabo e internet.