Max vai aumentar tempo de sessões e quer mais participação popular na AL

63 0

Desde que assumiu a presidência da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), o deputado Max Russi (PSB) tem reforçado seu compromisso em aproximar o Parlamento da população. Em conversa com jornalistas nesta quarta-feira, 12 de fevereiro, ele anunciou que irá ampliar o tempo das sessões da ALMT e que planeja fortalecer as comissões, para que sejam mais propositivas.

O vice-presidente da ALMT, deputado estadual Júlio Campos (União), sugeriu que as sessões ordinárias da Casa sejam realizadas, no mínimo, duas vezes por semana. Atualmente, as reuniões ocorrem apenas às quartas-feiras, o que, segundo ele, limita a discussão aprofundada de assuntos relevantes para o estado.

Porém, Russi avalia que o aumento de sessões de uma para três dias por semana não aumentará a produtividade dos parlamentares, uma vez que as sessões servem para debater o tema. A definição sobre o aumento dos dias de sessão ainda será debatida com os demais parlamentares, garantindo uma decisão democrática.

“E eu só vou fazer isso se tiver a maioria dos deputados querendo. Eu não vou tomar uma decisão, fazer uma imposição enquanto presidente. Eu sou um presidente democrático, eu atendo a maioria e o que a maioria decide. Hoje a maioria quer o quê? Que amplie o horário das sessões nas quartas-feiras, que fortaleça as comissões e que a gente possa trazer o cidadão para dentro da Assembleia”, declarou.

Russi defendeu ainda que os debates sejam realizados nas comissões juntamente com a população. “É muito melhor eu trazer o cidadão lá do bairro, mais simples de Cuiabá, ou trazer um professor da universidade, um doutor para uma comissão, para ele fazer um debate acompanhado pela TV, pela Rádio Assembleia, para ele mostrar as suas ideias, e daquelas ideias gerar um projeto de lei, gerar uma indicação, gerar um requerimento e isso ir para o plenário para ser votado, isso traz mais consistência, traz mais efetividade.

Max pretende implementar um novo sistema nas comissões da ALMT para fortalecer a fiscalização no estado. Cada uma das 15 comissões assumirá um tema específico dentro de sua área de atuação, com um relator responsável por aprofundar o debate, ouvir especialistas e a população. Ao final do semestre ou do ano, será apresentado um relatório com propostas, ações e sugestões de investimentos, garantindo maior transparência e eficiência na atuação parlamentar.

“[…] a gente recebe algo em torno de 2.000 pessoas por dia dentro do Parlamento Estadual, então a gente já faz o trabalho forte de audiências, eu quero ampliar isso. E eu quero ampliar isso inclusive através das comissões […] a gente agilizou esse trabalho como uma forma da gente já iniciar de forma mais ativa, porque eu entendo que os grandes debates, importantes em termos de ouvir a sociedade, está nas comissões, até porque a população não consegue se manifestar dentro das nossas sessões, ela só consegue ser escutada através dos parlamentares. Então nós precisamos trazer essas as pessoas para as comissões, fazer os debates nas comissões e com aquilo que a gente trabalhar nas comissões levar para o plenário”, explicou o parlamentar.

Post Relacionado

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: