O deputado estadual, Juca do Guaraná se posicionou contra a fusão com do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) com o Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB). Para o emedebista, a união das legendas pode enfraquecer sua agremiação que tem uma história muito grande em Mato Grosso e no Brasil como um todo.
“Eu sou da opinião que o MDB continue solo. O partido tem sua história, sua identidade própria. Até o momento essa posição não chegou até mim. Mas, se for feita [a fusão ou incorporação] em nível nacional, o que nos resta é respeitar e acatar. Mas eu torço para que não haja a fusão. Respeitamos a história de cada partido, como temos que respeitar a história do MDB”, disse Juca.
A possível fusão com a sigla tucana passou a ser cogitada após o resultados das eleições municipais de 2024. O PSDB saiu enfraquecido do processo eleitoral quase em todo território brasileiro, não conseguindo eleger nenhum prefeito nas principais cidades do país, e atualmente conta com apenas 13 deputados federais e quatro senadores. A fusão com o MDB seria uma forma de alavancar o partido na eleição de 2026.
Mas não é só o MDB que está no radas da legenda tucada. O PSD também está entre as possibilidades. Até o momento não há sinalização sobre qual partido está vencendo essa disputa, mas a decisão do PSDB deve sair ainda no primeiro semestre de 2025.