O presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), deputado federal Pedro Lupion (PP-PR), e a vice-presidente da FPA no Senado, senadora Tereza Cristina (PP-MS), criticaram a proposta de ala do Partido dos Trabalhadores (PT) de taxação transitória sobre as exportações do agronegócio brasileiro.
Segundo notícia publicada pela Folha de S. Paulo nesta terça-feira, 28, a ala do PT voltou a defender a taxação de exportações como medida para barateamento dos preços dos alimentos.
Os dois parlamentares estão em Bruxelas, na Bélgica, em missão ao Parlamento Europeu. Para a FPA, a medida é ‘descabida‘ e tem o propósito de ‘prejudicar o setor agropecuário brasileiro‘. ‘Viemos em missão ao Parlamento Europeu defender a produção ambientalmente sustentável e o grande potencial de alimentar o mundo que o Brasil tem, e vemos uma notícia como essa, de alas do PT, remando ’contra a maré’ e trabalhando contrariamente ao desenvolvimento econômico dos brasileiros‘, criticou Lupion.
A proposta também foi rechaçada por Tereza Cristina, ex-ministra da Agricultura. ‘Meu Deus do céu, será que sempre vão continuar no caminho errado? Saiam da contramão, valorizem o agro brasileiro e todo o grande trabalho de segurança alimentar que nosso setor realiza‘, rebateu. Eles lembraram que medida semelhante foi adotada na Argentina e gerou locautes ruralistas e desabastecimento.