Os atletas de jiu-jitsu do Batalhão de Ronda Ostensiva Tática Móvel (Rotam), Tulinho, João Fantasma, Marcos Lobo e Jhonny Brabo irão representar Mato Grosso no campeonato europeu de artes marciais que ocorrerá em Lisboa, em Portugal, entre os dias 17 e 25 de janeiro deste ano e buscam ajuda para custear as despesas no país.
Mãe de Tulinho, Eva Maria de Souza Cassiano, 50, disse
que os 4 lutadores estão com uma rotina intensa de trabalhos para a competição na Europa.
“Eles estão treinando a todo vapor, das 7 horas da manhã até às 21 ou 22 horas, todos os dias, pra garantir o melhor resultado. Esse campeonato reúne os melhores do mundo para essa competição, esses meninos carregam uma bagagem de vitórias”, disse Eva.
Segundo a mãe de Tulinho, que está com 16 anos, as passagens para Lisboa foram custadas pelo governo de Mato Grosso, porém eles não estão recebendo o bolsa atleta, que faz parte do programa Olimpus MT, da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT).
“Eles não recebem, porque o Estado alega que o jiu-jitsu não é um esporte olímpico. Todos eles fizeram o processo para o recebimento, foram habilitados a receberem e logo depois veio à notícia que todos foram desabilitados por conta disso”, explica.
Criado em fevereiro de 2013, o projeto “Jiu-Jitsu Rotam”, que atualmente conta com cerca de 200 alunos, conquistou importantes medalhas em diferentes competições nacionais e internacionais.