4 candidatos disputam 14 mil votos para presidir a OAB

56 0

Pela primeira vez os advogados de Mato Grosso terão uma eleição online. 4 candidatos disputam 14.697 votos, número de profissionais aptos a votarem no pleito que ocorre nesta segunda-feira (18) das 9h às 17h.

Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Mato Grosso (OAB-MT), tem um orçamento anual de R$ 25 milhões. A disputa conta com 4 candidatos que fizeram uma campanha marcada por troca de acusações, denúncias de agressões e registro de boletim de ocorrência policial.

A campanha pode ser comparada a uma eleição majoritária. Candidatos montaram comitês em locais estratégicos de Cuiabá, que serviram tanto de ponto de encontro para reuniões, bate-papos informais e distribuição de materiais impressos.

Candidatos não precisam prestar contas das despesas da mesma forma que ocorre no sistema eleitoral brasileiro. Estimativas apontam que os gastos entre os concorrentes, juntos, chegam a R$ 3 milhões, recursos que, segundo eles, são frutos de colaborações de advogados que apoiam as respectivas chapas.

Assim como numa campanha eleitoral, os candidatos a presidente da OAB também percorrem diversos municípios, principalmente aqueles que contam com uma das 29 subseções. O mandato é de 3 anos.

A presidente da OAB, Gisela Cardoso, disputa a reeleição, e foi a que mais enfrentou denúncias durante o processo eleitoral. A falta de transparência, aliada aos gastos da gestão, foi exposta durante a campanha pelos adversários.

Gisela enfrenta, pela segunda vez, o advogado Pedro Paulo, que sempre foi opositor do atual grupo que comanda a OAB. Também concorre ao cargo, advogada Xênia Guerra, que até pouco tempo era do mesmo grupo da candidata à reeleição.

O quarto candidato é Pedro Henrique, último a registrar a chapa, e que teve uma campanha considerada modesta, apesar do apoio de advogados renomados.

 

Voto online

A Comissão Eleitoral da OAB diz que o sistema de votação é simples e seguro. Para votar, o advogado precisa acessar o endereço eleicoesoabmt.org.br e pode ser feito com tablet, celular ou computador de qualquer lugar.

Segundo a OAB, a entrada no ambiente da urna será autorizada de duas formas, a escolher. Com certificado digital ou login e senha, que será encaminhada no e-mail ou celular que o advogado ou a advogada têm cadastrado na OAB-MT.

No dia da eleição, em caso de qualquer dificuldade o votante poderá ir presencialmente, dentro do horário de votação previsto em edital, à Seccional, às Subseções ou em salas de Fóruns (nas subseções que não têm sede própria), esclarece a Comissão Eleitora, por meio da assessoria de imprensa.

Post Relacionado

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: