TJ prorroga prisão de empresário preso na Operação Gomorra

11 0

O desembargador do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), Hélio Nishiyama, acatou o pedido do Núcleo de Ações de Competência Originária (Naco) e prorrogou por mais 5 dias a prisão temporária do empresário Edézio Correa, preso na Operação Gomorra. Ele é apontado como o líder da organização criminosa que lucrou R$ 1,8 bilhão em mais de 100 prefeituras e câmaras municipais de Mato Grosso com suspeita de fraude e licitações.

 

Na mesma decisão, o desembargador deferiu o pedido de revisão da decisão que prendeu outros 5 parentes de Edézio que são acusados de participarem do esquema. Na justificativa, o magistrado lembrou que o prazo da prisão temporária de Tayla Beatriz Silva Bueno Conceição, Roger Corrêa da Silva, Waldemar Gil Corrêa Barros, Eleide Maria Corrêa e Jânio Corrêa da Silva, se expiraram na segundafeira (11), e que não havia pedido de prorrogação.

Já em relação a Edézio, Nishiyama afirma que a investigação não se resume apenas à sua relação pessoal e familiar com os demais investigados, mas sim sua ligação, em tese, com pelo menos 4 das empresas envolvidas nos delitos em apuração.

‘A complexidade dos delitos investigados, em especial por conta do suposto uso de diversas empresas e interpostas pessoas, bem como da necessária análise de diversos documentos relativos aos contratos administrativos e seus processos licitatórios, além dos respectivos pagamentos, comprovam a imprescindibilidade da prorrogação da prisão temporária, ao menos do investigado Edézio Corrêa, apontado pelas investigações como figura central dos supostos crimes, para, assim, melhor elucidar os fatos…’, justifica em seu voto.

 

OPERAÇÃO

Deflagrada no último dia 7 de novembro, a Operação Gomorra investiga possíveis fraudes em contratos com a Prefeitura de Barão de Melgaço. A prefeita Margareth Gonçalves (União) foi alvo de busca e apreensão na sua residência e no gabinete. Ao todo foram cumpridos 6 mandados de prisão e 11 de busca e apreensão.

A partir dos cruzamentos dos dados de parentescos e quadros societários das empresas foi possível estabelecer um diagrama de vínculos existentes entre as empresas Centro América Frotas Ltda, Saga Comércio e Serviço Tecnologia e Informática Ltda, Pantanal Gestão e Tecnologia Ltda e Pontual Comércio Serviços Terceirizações Ltda.

 

 

Post Relacionado

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: