O prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) acatou o pedido do prefeito eleito Abilio Brunini (PL) e aceitou retirar de tramitação a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LOA), que está em discussão na Câmara Municipal de Cuiabá. Abilio e Emanuel se reuniram no Palácio Alencastro nesta segunda-feira (11) para discutir o início da transição de governo.
No início da reunião, o futuro gestor disse ao atual prefeito que deseja fazer algumas mudanças no orçamento, atendendo ao novo formato de secretarias que será implementado a partir de janeiro de 2025. O liberal argumentou que ganharia tempo fazendo as modificações ainda na atual Legislatura, já que os trabalhos no Parlamento Municipal só iniciam em fevereiro, após o fim do recesso parlamentar.
“Gostaria de fazer alguns pedidos. O primeiro deles: se puder retirar o processo da LOA, pois poderá ter alteração no orçamento. Assim a gente quer começar a apresentar no início de dezembro, a gente pretende apresentar uma nova proposta sobre o formato das secretarias e se for da sua possibilidade encaminhar para a Câmara Municipal para ser atualizada junto com a LOA”, disse.
Ao comentar sobre as adequações, Abilio disse que pretende fazer uma transição com “dialogo e equilíbrio” e garantiu que nenhuma mudança radical será aplicada nesse momento.
“Nós não pretendemos fazer nenhuma mudança radical no início da gestão que vá prejudicar o funcionamento ou andamento das unidades de Saúde e unidades escolares. Se for possível fazer uma descompatibilização de algumas ações, a gente vai conseguir fazer um ato formal de transição, mas sim uma transição suave que seja bom para toda a população cuiabana”, continuou.
Emanuel acatou ao pedido afirmando que dará as condições para que Abilio faça todas as alterações que achar necessário.
“Tenho a obrigação de dar todas as condições do senhor adequar ao modo do seu programa de governo, propostas, ideias e tudo aquilo que a sua equipe entender como o melhor para garantir uma boa execução”, disse.