Abilio Brunini (PL), prefeito eleito de Cuiabá, confirmou que sua vice, a coronel da Polícia Militar Vânia Garcia Rosa (Novo), assumirá a Secretaria de Assistência Social a partir de janeiro de 2025. Além dela, anunciou o músico Jhonny Everson na Secretaria de Cultura. Com as novas definições, Abilio já confirmou 5 nomes para suas secretarias.
O prefeito eleito já anunciou que a Secretaria Municipal de Planejamento Urbano será comandada pelo arquiteto José Afonso Botura Portocarrero, que a Secretaria Municipal de Saúde será comandada pela médica Lúcia Helena Barboza Sampaio e que a Secretaria Municipal de Comunicação será comandada pela jornalista Ana Karla Costa.
Ao confirmar Vânia como secretária, Abilio ainda anunciou que será criada uma Secretaria Municipal de Inclusão e Acessibilidade.
“Vânia foi uma guerreira nesta caminhada para vencermos a Prefeitura de Cuiabá na disputa de dois turnos. Tem trabalho reconhecido na PM e acredito que fará um belo trabalho à frente do social”, pontua Abilio.
Ao anunciar também que o músico Jhonny Everson assumirá, a partir de janeiro, a Secretaria Municipal de Cultura, o prefeito eleito ressaltou a trajetória do músico em ações culturais a frente de Cuiabá. “É uma pessoa comprometida com o setor e agrada pelo perfil técnico e envolvimento com a classe artística”, disse.
Jhonny Everson é músico com MBA Executivo em Economia, especialista em gestão pública, comunicação pública e relações governamentais.
Já Vania Garcia Rosa trabalha na Polícia Militar há 25 anos e 6 meses. É bacharel em Segurança Pública pela UFMT (Universidade Federal de Mato Grosso) com especialização em administração pública e psicanálise. Também concluiu cursos na Polícia Militar destinado a aperfeiçoamento de oficiais.
Um dos seus trabalhos mais recentes foi liderar a Patrulha Maria da Penha da Polícia Militar, serviço que tem como objetivo oferecer acompanhamento preventivo periódico e garantir maior proteção às mulheres em situação de violência doméstica e familiar com medidas protetivas em vigência.
Somente em Cuiabá, a Patrulha Maria da Penha acolheu mais de 1,2 mil mulheres no ano de 2022, número igual ao de atendimentos realizados no primeiro semestre de 2023.