Emanuel Pinheiro (MDB), prefeito de Cuiabá, não descartou a possibilidade de concorrer a algum cargo político nas eleições de 2026. Ele afirmou que sua decisão será baseada na aprovação que tiver da população cuiabana após o fim de seu mandato.
No dia 31 de dezembro de 2024 Emanuel irá encerrar seus 8 anos de mandato como prefeito da capital. Ele ficará pelo menos dois anos sem ocupar algum cargo eletivo e disse que, neste momento, as eleições de 2026 não são o seu foco.
“Eu sempre digo que o futuro, o próximo pleito eleitoral, é consequência do momento, ou seja, eu quero terminar bem a Prefeitura, honrar todos os meus compromissos com a população cuiabana, fazer a entrega das várias obras”.
Em 2026 a população irá escolher seus representantes para os cargos de presidente, dois para senador, deputado federal, governador e deputado estadual. Emanuel já cumpriu 4 mandatos de deputado estadual. Ele afirmou que sua tentativa de retorno a qualquer cargo político vai depender da aprovação dos cuiabanos.
“Saindo bem, honrando meus compromissos com a população cuiabana, aí qualquer desafio será bem-vindo porque a própria população vai querer que Emanuel Pinheiro continue ocupando espaços importantes (…). Cada passo de uma vez. Então primeiro eu estou focado até 31 de dezembro deste ano”, disse.