O deputado federal e pré-candidato a prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini (PL), declarou na segunda-feira (18) que tem a meta de construir mais de 10 mil casas populares para famílias de baixa renda se vir a assumir a Prefeitura de Cuiabá a partir de janeiro de 2025.
“Nós vamos construir mais de 10 mil casas populares em Cuiabá. Nós temos um déficit habitacional superior a 20 mil moradias, conforme o último censo da idade. São famílias e pessoas sem alternativa de moradia, vivendo na clandestinidade”.
A declaração foi dada durante entrevista ao programa Opinião exibido pela TV Pantanal.
Conforme Abilio, a falta de planejamento pelo município de investir em políticas públicas de moradia popular patrocinam crises sociais como a ocupação indevida de terrenos.
“Veja o que aconteceu no Contorno Leste. Tiraram aquelas pessoas do terreno, colocaram em um barracão e prometeram casas para morar. E, essas pessoas estão em barracão até hoje. Precisamos ter planejamento para a cidade. E a moradia se inclui as opções de lazer, saneamento e transporte coletivo. Precisamos de um planejamento urbano sólido e eficaz”.
Abilio ressaltou ainda a necessidade de a Prefeitura de Cuiabá ter uma parceria firme com o governo do Estado para oferecer moradias às famílias de baixa renda.
“Já está em curso o programa Ser Família Habitacional que é oferta de financiamento às pessoas e famílias de baixa renda. Com a atuação da Prefeitura de Cuiabá, queremos ampliar a capacidade do poder publico em assegurar moradia
Com o aumento de pessoas vivendo em moradias inadequadas ou até a falta de um lar, o déficit habitacional no Brasil vem crescendo a cada ano.
Em Mato Grosso, o déficit habitacional atinge quase 65 mil famílias de baixa renda em 23 dos 142 municípios.
Somente em Cuiabá, 22 mil famílias carentes não possuem casa própria.