Decisão do ministro Ribeiro Dantas, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), concedeu a medida liminar de Ricardo Cosme Silva dos Santos, traficante conhecido como ‘Superman Pancadão’, e reverteu a decisão do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) que impedia Ricardo de cumprir prisão domiciliar.
Na semana passada o TJMT derrubou a decisão do desembargador Rondon Bassil Dower Filho, que havia concedido a Ricardo a prisão domiciliar humanitária por 60 dias após engolir um palito de dente e precisar passar por uma cirurgia para a retirada no objeto, considerando a “recomendação de cuidados pós-operatórios em ambiente domiciliar pelo período de 60 dias”.
A presidente do TJ, desembargadora Clarice Claudino da Silva, argumentou na ocasião que a prisão domiciliar elevava o risco de uma fuga de Ricardo, que é condenado a quase 100 anos de prisão.
A defesa do traficante então recorreu ao STJ e, em decisão proferida na noite desta terça-feira (19) o ministro Ribeiro Dantas concedeu a medida liminar de Ricardo, mantendo a decisão do desembargador Rondon Bassil.
Ricardo Cosme ficou conhecido em 2015, ao ser preso na Operação Hybris, da Polícia Federal. A operação investigou um esquema internacional de tráfico de drogas e lavagem de dinheiro que movimentou mais de R$ 30 milhões.