Dezembro Laranja: Médico afirma que proteção contra câncer de pele vai além do protetor solar

280 0

Nathália Monteiro

O verão se aproxima e com ele o momento de redobrar os cuidados com a pele. Para chamar a atenção à importância desses cuidados e conscientizar as pessoas em relação ao câncer de pele, foi criada pela Sociedade Brasileira de Dermatologia a campanha “Dezembro Laranja”.

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), as estimativas de incidência do câncer de pele não melanoma em 2020 foi de 176.930, sendo 83.770 homens e 93.160 mulheres. Já para o tipo melanoma a estimativa, neste mesmo período, foi de 8.450, sendo 4.200 homens e 4.250 mulheres. O câncer de pele mais frequente no Brasil é o não melanoma e corresponde a cerca de 30% de todos os tumores malignos registrados no país.

Os cuidados vão muito além do uso de filtro solar. O médico dermatologista, Dr. Flávio Garcia, enfatiza que “Além de filtros solares, a prática de fotoproteção é a melhor forma de prevenção, isto é, sempre que estiver exposição solar, usar roupas adequadas, chapéus e óculos escuros, principalmente se for entre as 10 horas da manhã até às 15 horas”.

O médico explica que além desses cuidados, é preciso estabelecer uma rotina de limpeza e hidratação para antes e depois do uso do protetor. “Não adianta se proteger contra a incidência dos raios solares e deixar a pele muito oleosa ou ressecada (dependendo do tipo de pele). A pele do seu corpo e rosto necessita de cuidados diários, que envolve uma boa rotina de limpeza, uso de hidratantes e outros produtos adequados”, complementou ele.

O câncer de pele, segundo Garcia, é causado principalmente pela exposição solar excessiva de forma crônica, sem proteção, principalmente quando ocorre as insolações com queimaduras e descamação.

“Os primeiros sinais da doença geralmente são pequenas lesões que formam “casquinhas” e “feridinhas” espontaneamente, em regiões da pele muito expostas ao Sol, e que não desaparecem”, argumentou.

Para Garcia, a regra é básica: “O uso de protetor solar bem com roupas e chapéus adequados, são indispensáveis para quem deseja proteger a pele e evitar problemas de saúde como manchas, rugas, queimaduras, insolação e até mesmo câncer”, finalizou ele.

Post Relacionado

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: