Nova diretoria do Ministério Público Federal em Mato Grosso toma posse

117 0

Ricardo Pael Ardenghi assumiu o cargo de procurador-chefe em Mato Grosso, em cerimônia realizada na segunda-feira (27), em que 33 membros do Ministério Público Federal (MPF) tomaram posse como procuradores-chefes de suas respectivas unidades para o biênio 2023/2025. Eles foram nomeados pela Portaria PGR/MPF nº 996, de 24 de novembro de 2023, com vigência a partir de 1º de dezembro.

 

Em MT, além de Ardenghi também foram empossados o procurador Erich Raphael Masson como 1º substituto e Vanessa C. M. Zago R. Scarmagnani, que antecedeu Pael na chefia do MPF em MT, como 2ª substituta. Eles ficarão responsáveis pela administração do MPF em Mato Grosso pelo próximo biênio.

 

Filho da professora sul-matogrossense Adélia e do engenheiro agrônomo gaúcho Ari, nascido em Dourados (MS) e criado em Campo Grande (MS), casado com a professora Ana Carolina, pai da Daniela e do Nuno, Ricardo Pael é formado em Direito pela UFMS, servidor da Justiça Federal de Mato Grosso do Sul de 2004 a 2013, procurador da República desde 2013, com atuação em Ponta Porã (MS), fronteira do Brasil com o Paraguai, por quase quatro anos, período em que coordenou um grupo de trabalho sobre cooperação internacional em regiões de fronteira dos Ministérios Públicos do Mercosul e fez parte da Força Tarefa Ava Guarani.

 

Lotado em Cuiabá desde 2017, titularizou o 1º Ofício de Populações Indígenas e Comunidades Tradicionais de MT e faz parte do Grupo de Apoio ao Tribunal do Júri da 2ªCCR.

 

O 1º procurador-chefe Substituto, Erich Raphael Masson, é filho dos professores Docinéa Gonçalves e José Masson. Casado com a procuradora da República Valéria Siqueira, é pai de Pedro e Augusto. Procurador da República é titular do 10º Ofício Criminal da PR-MT e coordenador da Unidade de Pesquisa e Análise Descentralizados da PR-MT. Ex-procurador Regional Eleitoral em Mato Grosso por 2 mandatos. Lotado anteriormente nas Procuradorias da República nos Municípios de Ji-Paraná/RO e Santos/SP. Graduado em Direito e Ciências da Computação, especialista em Direito e Processo Administrativo e em Redes de Computadores. Ocupou anteriormente as funções de auditor do Estado na Controladoria Geral do Estado (CGE) e analista no Ministério Público do Estado de Mato Grosso (MP/MT).

 

Cerimônia

A cerimônia de posse foi realizada na Procuradoria-Geral da República, presidida pela procuradora-geral da República, Elizeta de Paiva Ramos. A procuradora-geral da República destacou que a nomeação e posse dos novos procuradores-chefes cumpre a legislação e as normas internas do MPF, em especial, por tratar-se de questão de gestão administrativa das unidades.

 

Ela lembrou que “aos procuradores-chefes cabe um papel de interlocução com a Procuradoria-Geral da República, estabelecendo uma ponte entre as demandas locais e a coordenação em Brasília.”

Post Relacionado

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: