América-MG e Coritiba se enfrentam na quarta-feira, em Belo Horizonte, às 19h (de Brasília). O jogo pode acabar com o rebaixamento do Coelho de forma antecipada na 33ª rodada do Campeonato Brasileiro. A equipe mineira precisa vencer para seguir vivo na competição.
As contas do América-MG para não cair nesta rodada
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_bc8228b6673f488aa253bbcb03c80ec5/internal_photos/bs/2023/w/M/mZOgxNSV6tUgXufIKvBw/agif23102820591994.jpg)
Ricardo Silva lamenta derrota do América-MG — Foto: Gilson Lobo/AGIF
Com 21 pontos, o América-MG só permanece vivo se vencer o Coritiba. Com isso, a equipe mineira chegaria aos 24 e tem mais 15 em disputa, podendo alcançar os 39.
Além do América, outros seis times tem pontuação inferior a 40. O Coelho tem que torcer para que pelo menos quatro deles não ultrapasse os 39 pontos para manter viva a chance de permanência na série A.
Times que podem ultrapassar os 39 pontos
Coritiba: seis vitórias em seis partidas (chegaria a 41)
Goiás: uma vitória e dois empates em seis partidas
Cruzeiro: uma vitória ou três empates em sete partidas
Vasco: uma vitória ou três empates em seis partidas
Bahia: uma vitória ou três empates em seis partidas
Santos: dois empates em seis partidas
Em caso de empate, o América poderia chegar aos 37 pontos, tendo a possibilidade de igualar, em pontuação, com um time fora do Z-4. Porém, perde em número de vitórias, o primeiro critério de desempate.
Segundo o Espião Estatístico e o Departamento de Matemática da UFMG, o América não tem mais chances de permanecer na primeira divisão. As contas são feitas baseadas não somente na projeção do Coelho, mas também a probabilidade dos outros times não atingirem os 40 pontos.