A Polícia Civil, por meio da Delegacia Especializada do Meio Ambiente (Dema), resgatou na tarde de segunda-feira (14.03), em Cuiabá, uma cadela com sinais de maus-tratos e abandono. O dono do cão foi detido por crime contra a fauna.
O suspeito de 25 anos foi autuado em flagrante por maus-tratos a animais silvestres, domésticos ou domesticados, tipificado na Lei nº. 9.605/98, que trata sobre os crimes ambientais.
O animal fêmea e da raça Pitbull estava sendo mantido em uma residência vazia no bairro Jardim Universitário, de onde foi resgatado após denúncia anônima.
Ao chegar na casa os policiais perceberam o estado de abandono da cadela, que apresentava estar bastante debilitada e com o órgão reprodutor ferido. Segundo apurado, o pet estava na casa sozinho desde o mês de setembro de 2021.
Diante dos fatos houve apoio do Batalhão da Polícia Militar Ambiental para a retirada na cadela, bem como solicitado a presença da Politec para realização de perícia no local.
O responsável pelo imóvel foi localizado e conduzido até a Dema para prestar esclarecimentos. Durante depoimento, o jovem alegou que o animal teria sido deixado por alguns amigos que haviam ido embora.
Após ser ouvido, o suspeito se responsabilizou com as despesas médicas e cuidados necessários com o animal, o qual foi levado para tratamento em uma clínica veterinária. Um procedimento foi instaurado pela Dema para investigação do caso.