Cuiabá e moradores de mais 15 cidades beberam água com substâncias cancerígenas

235 0

Um levantamento feito pelo grupo Repórter Brasil, denominado Mapa da Água, apontou que moradores de Cuiabá e outras 15 cidades de Mato Grosso consumiram água contaminada com substâncias cancerígenas entre os anos de 2018 e 2020. O estudo foi divulgado esta semana e foi realizado em todo Brasil.

De acordo com os dados, na Capital do Estado foi encontrada na água consumida pelos cuiabanos o Nitrato. A substância é classificada como provavelmente cancerígena para humanos, conforme a Agência Internacional de Pesquisa em Câncer (IARC), órgão da Organização Mundial da Saúde.

Ele e seus compostos são utilizados na fabricação de fertilizantes, conservantes de alimentos, explosivos e pela indústria farmacêutica na produção de medicamentos vasodilatadores.

Já na cidade de Primavera do Leste, o estudo apontou que foi encontrada duas substâncias indevidas na água. Uma delas é o Benzo, considerado pela OMS como cancerígeno se consumido por humanos.

Além disso, foi encontrada também uma grande quantidade de Mercúrio, responsável pelo surgimento de tumores até em animais.

O estudo, no entanto, não detalha qual o percentual que está acima do limite. Entre os municípios que apresentaram irregularidades na água estão Cáceres, Juína, Pontal do Araguaia, Campinápolis, Comodoro, Pedra Preta, Campo Verde, Marcelândia, Tangará da Serra, Alto Garças, Paranatinga, Sinop, Sorriso, Guarantã do Norte e Confresa.

DAFFINY DELGADO

Post Relacionado

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: