A Johnson & Johnson fechou a única fábrica que produzia as doses de sua vacina contra a Covid-19 no final do ano passado. As informações do jornal The New York Times mostram que questões financeiras levaram à interrupção da fabricação.
A fábrica estava localizada na cidade de Leiden, na Holanda, e produzia a vacina Janssen. O jornal aponta que a paralisação é temporária e a produção de vacinas pode ser retomada nos próximos meses.
Johnson & Johnson registrou 2,39 bilhões de dólares em vendas da vacina contra a Covid-19 em 2021. O valor ficou abaixo da própria meta de 2,5 bilhões de dólares. Em janeiro deste ano , a empresa acumulou 3,5 bilhões de dólares em vendas da Janssen em 2022, um salto de 46%.
O jornal afirma que a Johnson & Johnson possui trinta milhões de doses da Janssen prontas em estoque.
A reportagem ainda afirma que a empresa está produzindo uma vacina experimental, que pode ser potencialmente mais lucrativa, para proteger contra outro vírus.
O imunizante da Johnson & Johnson está autorizado para o uso emergencial no Brasil desde março de 2021. 9,2 milhões de doses foram distribuídas em todo o país. O contrato da empresa firmado com o Ministério da Saúde prevê a entrega de 38 milhões de doses.