Botelho: “Vamos resolver a falta de água nas comunidades rurais”

240 0

Redação

Primeiro-secretário da Assembleia Legislativa, o deputado Eduardo Botelho (DEM) ressaltou, em entrevista na semana passada para a TVAL, que sua defesa pela perfuração de poços artesianos visando sanar a falta de água nas comunidades rurais surgiu durante suas caminhadas pelos municípios do Estado, onde viu a reclamação das pessoas.

“Quase todas as cidades têm problemas de água, então comecei a entender que precisava fazer poços artesianos para as comunidades rurais”, afirmou, lembrando que o governo não tinha nenhum programa de poços artesianos, e por isso começou a fazer uma campanha junto aos demais deputados, junto ao governo, mostrando a necessidade do Estado entrar mais profundamente na questão da água para as comunidades rurais.

“Daí saiu esse programa de poços artesianos que o Governo do Estado está fazendo e no ano passado colocamos uma emenda que foi articulada por mim e os demais deputados, eu fui o coordenador dela, onde destinamos recursos na ordem de R$ 45 milhões apenas para construção de poços artesianos”, pontuou.

Conforme o deputado, esse foi um grande passo para ajudar as comunidades rurais, os assentamentos e todos os municípios que têm problemas de água, sendo que o projeto já teve um grande avanço, já sendo entregues muitos poços através de emendas de deputados e do trabalho da Companhia Mato-grossense de Mineração (Metamat), e com o valor destinado pelos deputados haverá um salto enorme na construção de poços.

“Vamos resolver parcialmente, pelo menos acredito que 90% dos problemas de água das comunidades rurais vão ser resolvidos”, afirmou, sendo que o projeto contempla a perfuração do poço, instalação da bomba, caixa d´água para 20 mil litros e construção de alambrado com grade de proteção.

Botelho destaca ainda que já foi feito um mapeamento das comunidades que necessitam de abertura de poços, mas que logicamente existem muitos locais que os deputados e a Metamat não têm conhecimento da deficiência, orientando as lideranças dessas localidades que busquem auxílio na Assembleia ou na Metamat para garantir a perfuração de poços.

A parceria do deputado e governo do estado, através da Companhia Mato-grossense de Mineração – Metamat, já viabilizou poços para os moradores das comunidades João e Maria de Barra do Bugres, Nova Esperança de Jangada e mais dois em Mata Cavalo, de Nossa Senhora do Livramento.

“Meu mandato é pautado pelas causas da agricultura familiar, de beneficiar os pequenos produtores. E estamos evoluindo. O problema de distribuição da água é preocupante. Tenho me dedicado a essa causa. Tanto que desde o inicio do mandato falei ao governador Mauro Mendes sobre ações para viabilizar os poços artesianos. A Metamat começou a liberar o serviço e a previsão é que até o primeiro semestre de 2022, vamos entregar 200 poços artesianos no estado. É o caso da comunidade Nova Esperança, onde o poço vai atender também moradores das comunidades Minhocal e Cascavel”, afirmou Botelho.

Post Relacionado

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: