Camila Paulino
Um dos nomes cotados para assumir a Secretaria de Estado de Saúde (SES), no lugar de Gilberto Figueiredo, é o da secretária Executiva, Kelluby de Oliveira, que inclusive já é avaliado pelo governador Mauro Mendes (DEM).
Kelluby é uma das servidoras de alta confiança de Gilberto Figueiredo para ocupar o cargo.
Considerada como profissional “extremamente técnica”, ela já tem quase 10 anos de experiência em saúde pública e já atuou na Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Cuiabá, no período em que Mauro Mendes era prefeito.
O perfil da servidora corresponde ao procurado pelo Governo, que busca alguém com perfil técnico para assumir a SES e Kelluby é conhecida justamente por essa característica.
Advogada de formação, Kelluby atuou nas licitações da SES durante o período da pandemia de covid-19. Ela também já chegou a assumir o comando da pasta durante férias de Gilberto Figueiredo.
Porém, Kelluby só deve assumir o cargo em abril, caso seja de fato escolhida pelo governador. Isso porque Mauro Mendes pediu à Gilberto Figueiredo para que fique um pouco mais na pasta antes de deixar o cargo, por conta da terceira onda da pandemia.
Figueiredo é pressionado a deixar o posto de secretário de Saúde porque vai lançar sua candidatura a deputado estadual este ano.
O governador o convocou na segunda-feira (24) para pedir que permaneça no cargo e saia da Secretaria somente quando chegar o prazo limite determinado pela Justiça Eleitoral, que encerra apenas em abril deste ano.
Inclusive, Gilberto explicou que a equipe da SES também pediu que ele continuasse, ao menos até a diminuição de casos de Covid-19.
Atualmente, a Secretaria faz um trabalho pela reabertura de leitos de UTI para atender aos infectados pela doença.